PROJETOS DE PESQUISA  EM ANDAMENTO

 

Agroecologia e Produção alimentar (2015 - atual)

 

Responsável: Dra. Jussara Mantelli << 

Descrição: Este projeto pretende contribuir para a formação e conhecimento de práticas que visem melhorar a qualidade alimentar através da produção e consumo de alimentos saudáveis.

 

Entre memória e esquecimento: a desconsideração dos direitos humanos nas ditaduras militares (2012 - atual)

Responsável: Dr. Ivo dos Santos Canabarro << 

Descrição: Neste projeto de pesquisa discute-se os desdobramentos da memória e do esquecimento no período das ditaduras militares na América do Sul. As memórias sobre as ditaduras militares ainda estão todas por serem construídas, pois foi um período ainda muito recente para a história contemporânea e muitos de seus atores sociais ainda estão vivos, tanto os que participaram diretamente dos regimes quanto as vitimas que sofreram as torturas, ou mesmo os familiares dos desaparecidos. Para se construir a memória sobre esse período autoritário foi criado em alguns destes países as Comissões da verdade, estas representam uma perspectiva de estudos sobre as pessoas que foram torturadas e mortas nas ditaduras. Uma das Comissões da verdade foi implantada no Brasil, com a finalidade de se construir uma identidade de todas as vitimas do regime militar. Esta comissão no Brasil representa uma possibilidade de propiciar a todos os atingidos pelo regime um meio de recuperação dos direitos humanos que foram desconsiderados durante todo o período autoritário. 

 

 

A história pela fotografia (2002 - atual)

 

Responsável: Dr. Ivo dos Santos Canabarro << 

Descrição: No presente projeto de pesquisa trabalha-se com a noção de "cultura fotográfica", a qual possibilita o entendimento de todo o processo de produção, circulação e consumo da imagem em uma determinada sociedade. A noção de cultura fotográfica, se configura a partir da produção da imagem com a mediação do trabalho dos fotógrafos, a construção do seu olhar balizado com os conhecimentos específicos sobre a fotografia, o domínio dos equipamentos e das técnicas utilizadas para a produção imagética. O olhar do fotógrafo reflete as tendências estéticas predominantes e as diferentes representações do seu contexto. Após a produção da imagem, analisa-se os sujeitos retratados e demais situações expressas na bidimensionalidade da fotografia, detendo-se nos elementos internos capturados no ato fotográfico. A fotografia é considerada como um produto social, portanto, é um produto que circula na sociedade sendo utilizada como meio de comunicação.

 

Diagnóstico sobre as repercussões do PAA e PNAE sobre os sistemas agrários familiares do RS: estudos sobre as relações entre a agricultura familiar, políticas públicas e o desenvolvimento rural na escala local (2017 - atual)

Responsável: Dra. Giancarla Salamoni << 

Descrição: O segmento da agricultura familiar caracteriza-se por apresentar uma grande diversidade de combinações, tanto no que se refere à disponibilidade quanto ao uso e distribuição dos recursos terra, trabalho e capital - no interior das unidades produtivas. Essa diferenciação pode ser observada em diversas escalas, mundial, nacional, regional e local. A agricultura familiar, dessa forma, torna-se foco de estudos, principalmente aqueles relacionados às estratégias adotadas por este segmento para se organizar e reorganizar diante das especificidades do modo de produção capitalista. No entanto, embora estando o agricultor vinculado à indústria e/ou aos mercados, particularmente aos chamados mercados institucionais, como é o caso do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as dimensões terra, trabalho e família conformam a lógica de funcionamento das unidades produtivas familiares. Entende-se, sobretudo, que o reconhecimento das especificidades da agricultura familiar em distintos contextos regionais e locais permite o entendimento das novas a diversidade de atividades nas unidades de produção familiar não constitui um fato histórico novo, mas a valorização de tais atividades é que define o novo dinâmicas presentes no rural e de como políticas públicas de caráter generalizante podem produzir resultados distintos sobre a organização espacial dos sistemas agrários. Assim, justifica-se o intuito de aprofundar o conhecimento acerca dos sistemas agrários familiares, vis-à-vis a diversidade de formas e de processos de inserção no sistema de mercado institucional, ou ainda, na manutenção de estratégias não capitalistas de reprodução social e permanência no contexto produtivo do rural, com vistas a fornecer subsídios empíricos para estudos comparativos sobre o tema da agricultura familiar. 

 

 

Multifuncionalidade na organização do espaço pela agricultura familiar: abordagens comparativas sobre a paisagem rural nos estados de MG, RS , SP e SE (2013 - atual)

 

Responsável: Dra. Giancarla Salamoni << 

Descrição: Reconhecer o potencial multifuncional das propriedades rurais familiares é o primeiro passo para planejar e implementar o desenvolvimento municipal, quer pela ação individual ou comunitária, quer como objeto de políticas públicas. É com este objetivo que propomos o desenvolvimento do presente projeto, tendo como escala de análise estudos de caso a ser realizados em diferentes contextos histórico-espaciais, nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe, a fim de permitir uma análise comparativa sobre a multifuncionalidade do espaço e o campo da agricultura familiar. 

 

 

Mapeamento de tipologias das APPs em áreas urbanas do município de São Francisco de Paula/RS (2020 - atual)

 

Responsável: Dra. Márcia dos Santos Ramos Berreta

Integrantes: Dr. Sidnei Luís Bohn Gass <<; + 

Descrição: Esse projeto tem como objetivo principal mapear as diferentes tipologias de APPs da área urbana de São Francisco de Paula. O produto gerado será amplamente utilizado pelo município para diversas finalidades, dentre as quais se podem destacar: planejamento ambiental, zoneamento municipal, fiscalização, educação ambiental, monitoramento da vegetação nativa, licenciamento ambiental, programas de reflorestamento, delimitação de reserva legal e áreas verdes, avaliação da viabilidade de construção, etc. Mapear as APPs tornará muito mais eficiente o controle e fiscalização sobre as pressões que essas áreas sofrem, melhorando assim a proteção a essas áreas que são de suma importância para a qualidade ambiental do município.

 

 

Qualidades dos produtos da territorialização no Rio Grande do Sul - QUALPROSUL (2016 - atual)

 

Responsável: Dr. Roberto Verdum

Integrantes: Dr. Sidnei Luís Bohn Gass <<; +

Descrição: A questão crucial que se apresenta em relação às características do meio e aos grupos sociais no território do Pampa brasileiro é a seguinte: Como participar da promoção de áreas específicas do Pampa, modificando historicamente os produtos ali produzidos e as características do meio. Esta área dedicada tradicionalmente à pecuária extensiva em sendo submetida a uma forte pressão com a chegada da viticultura, da expansão da soja e do plantio de eucalipto. Esta nova dinâmica ambiental gera questionamentos relativos à sustentabilidade do desenvolvimento agrícola no Pampa, isto é: Os recursos fornecidos pela riqueza de sua natureza estão ameaçados por certas atividades agrícolas e pode estar aumentando a concorrência com outras áreas agrícolas do Estado e do Brasil. Neste contexto, propõe-se avaliar como está sendo concebida a elaboração de práticas e de gestão agrícola para atingir a qualidade dos produtos agrícolas nos territórios do Pampa, nas suas dimensões tangíveis e intangíveis. Quais são as formas de transformações espaciais e sociais em vigor nesses territórios? A questão da qualidade é em nossa análise se dá no cruzamento de três questões fundamentais que serão desenvolvidas em três eixos: a promoção de produtos por sua ancoragem territorial poderá fornecer diferenciação no mercado agrícola e gerar valor agregado (eixo mercado e agroindustrial); os sistemas de produção impactam negativamente o meio e os recursos naturais e territoriais (eixo serviços ecossistêmicos); os produtores concebem suas práticas atreladas, em parte, às redes em que eles participam e que estão atreladas aos territórios, se apoiando em referenciais de uma cultura, de tradição e das relações de poder (eixo lógica social). 

 

 

Arenização no sudoeste do RS: pesquisa para recuperação de áreas degradadas (2013 - atual)

 

Responsável: Dr. Roberto Verdum

Integrantes: Dr. Sidnei Luís Bohn Gass <<; +

Descrição: Avaliar as dinâmicas geomorfológicas associadas ou não aos sistemas agrários na formação dos areais (arenização) na região sudoeste do Rio Grande do Sul. Propor métodos e técnicas de medida e controle de processos erosivos/deposicionais associados à arenização.

 

 

Produção alimentar e gastronomia (2019 - atual)

 

Responsável: Dr. Jussara Mantelli << 

Integrante: Dr. João Batista Villas Boas Simoncini << 

Descrição: Este projeto pretende contribuir para a formação e conhecimento de práticas que visem melhorar a qualidade alimentar através da produção e consumo de alimentos saudáveis. 

 

 

Exportação de café orgânico na província de San Ignacio- Peru: análise das estratégias de sobrevivência das famílias camponesas na abrangência da província (2017 - atual)

 

Responsável: Dra. Carmem Rejane Pacheco Porto <<

Descrição: A cafeicultura orgânica na província de San Ignacio é realizada por famílias camponesas que possuem pequenas propriedades rurais. A produção e consumo de produtos orgânicos vem se expandindo nos mercados nacionais e internacionais, o que gera expectativas de comércio para pequenos produtores. Os países produtores de café orgânico em busca de melhores canais de comercialização priorizam a exportação de sua produção. Neste comércio internacional os campesinos procuram mecanismos para eliminar o atravessador e disputar o mercado com as multinacionais que são responsáveis pela comercialização do café. Para criar as condições necessárias para conquista desse nicho de mercado, os campesinos organizam-se em cooperativas. A produção e comercialização de café orgânico é um nicho de mercado em crescimento, isso se deve à expansão do número de consumidores que procuram produtos saudáveis, e produzidos com base em práticas sustentáveis. Neste sentido, o estudo da importância da exportação do café orgânico por meio de cooperativas torna-se indispensável, o que justificou a relevância da pesquisa desenvolvida entre 2017 e 2018 sobre a Exportação de café orgânico na província de San Ignacio - Peru: análise do impacto da atividade econômica para as famílias camponesas na abrangência da província. No desenvolvimento do projeto foram identificadas: as principais formas de organização do campesinato para produção e comercialização de café, a caracterização dos cafeicultores da província (atividades econômicas, cooperativas de comercialização, tipo de produção e de comercialização, renda familiar anual, integrantes da família, conhecimento sobre o destino do café), as vantagens e desvantagens das formas de organização utilizadas para a comercialização de café e os principais países importadores de café da província de San Ignacio. A continuidade da pesquisa será realizada entre junho de 2018 e maio de 2019, com o objetivo de analisar as demais estratégias de sobrevivência e reprodução social utilizadas pelas famílias camponesas que tem como principal fonte de renda o cultivo e a comercialização de café na província de San Ignácio. O seu desenvolvimento será composto: levantamento de informações por meio da aplicação de questionários aos campesinos(as), consulta em sites oficiais sobre políticas públicas e benefícios sociais voltados ao campesinato; organização dos dados e informações levantados por meio de consulta em órgãos oficiais e questionários aplicados aos campesinos e análise dos resultados.

 

 

As aposentadorias rurais e seus impactos econômicos em Canguçu e municípios limítrofes (2019 - atual)

 

Responsável: Dra. Jussara Mantelli << 

Integrante: Dr. Éder Jardel da Silva Dutra << 

Descrição: O projeto objetiva identificar os aspectos relativos aos impactos econômicos gerados pelas aposentadorias rurais, em Canguçu e municípios limítrofes (Pelotas, Morro Redondo, Piratini, Cerrito, Encruzilhada do Sul, Amaral Ferrador, São Lourenço do Sul e Cristal). Ainda, pretende-se observar a dinâmica que as aposentadorias rurais possuem na consolidação da relação cidade campo nos 9 municípios pesquisados. 

 

 

Ausências e Emergências de Sujeitos e Territórios da Pesca Artesanal na Geografia Brasileira (2020 - atual)

 

Responsável: Dr. Cristiano Quaresma de Paula << 

Descrição: A modernização do território brasileiro avança sobre os territórios e territorialidades tradicionais das comunidades pesqueiras. Nesses contextos se verifica a ocorrência de impactos ambientais, disputas no território e conflitos por território. As geografias das ausências vinculadas aos projetos de modernização do território, servindo à hegemonia do global, são responsáveis pela produção de invisibilidades de sujeitos e territórios, como os da pesca artesanal. Por outro lado, verificamos a possibilidade da Geografia de promover emergências, destacando as estratégias dos sujeitos em seus territórios tradicionais, quando buscam enfrentar a expressão das faces da modernização, que no caso da pesca artesanal se apresenta como degradação, restrição ao acesso e sobre-exploração, e expropriação da terra. As geografias das emergências enaltecem o local, e o tempo presente, colocando em evidência os sujeitos e suas lutas. Esse projeto de pesquisa busca, a partir da Rede de Geografias da Pesca, institucionalizada na FURG como Grupo de Pesquisa do CNPq, enfrentar as ausências produzidas pela Geografia brasileira destacando os referidos contextos impactos, disputas e conflitos, e promover emergências, enaltecendo a lutas dos sujeitos nos seus territórios frente ao avanço das faces da modernização. Para compreender o embate entre os territórios do moderno versus territórios tradicionais parte-se Claude Raffestin. Mas é importante ressaltar que o conceito de Ambiente, é fundamental para discutir a pesca artesanal, devido a dependência que os pescadores têm dos recursos locais. Por isso, se vincula à construção da racionalidade ambiental que apregoa Enrique Leff. Pensar ausências e emergência também exige um diálogo direto Boaventura de Sousa Santos. Logo, a pesquisa se insere em perspectivas das ciências humanas e sociais como os estudos pós-coloniais, decoloniais e descoloniais. No campo metodológico o trabalho em rede é substantivado pelos princípios da teoria do pensamento complexo, que ensina Edgar Morin, como forma de mediar a interação entre os(as) pesquisadores(as) da rede, que partem por vezes de correntes metodológicas distintas, assim como para promover o diálogo com os sujeitos sociais. Desta forma, serão construídos bancos de dados georreferenciados de trabalhos, especialmente de dissertações e teses, defendidos na Geografia brasileira, e de denuncias promovidas pelos movimentos sociais, de forma que os diálogos entre esses saberes indicarão a promoção de geografias das emergências. Também, na medida em que parcerias são consolidadas, o projeto integrará estudos de casos, que podem ocorrer tanto na território pesqueiro no qual a FURG está inseria, no caso o Estuário da Laguna dos Patos, quanto em outras territórios de pesca do Rio Grande do Sul, ou mesmo de outros estados brasileiros. 

 

 

A construção de identidades territoriais a partir da compreensão de distintos códigos culturais (2020 - atual)

 

Responsável: Dra. Juliana Cristina Franz << 

Descrição: A cultura está atrelada à compreensão dos significados criados e recriados pelos diversos grupos sociais no que concerne às diferentes esferas da vida em suas espacialidades e historicidades específicas. Assim, é relevante considerar o passado e o presente, no intuito de compreender tanto a contribuição das distintas etnias que estão presentes em determinados espaços e dos grupos migratórios que contribuem para a construção das distintas identidades territoriais, quanto a forma como estes estão se adaptando ao atual contexto da modernização e da urbanização. Dessa forma, se objetiva a apreensão da heterogeneidade do espaço constituído a partir dos processos migratórios, com enfoque na relação tempo-território. Os territórios e as territorialidades que são formados continuamente, segundo Saquet (2011) apresentam diferentes durações, os elementos e os processos identitários são desiguais e diferentes, o que o mesmo autor denomina de multidimensional. E, essas diferenças estão na base da formação das identidades territoriais. No intuito de apreender as "continuidades" serão consideradas as tradições, as identidades, as permanências no tempo e no território deste processo histórico, considerando as materialidades e as imaterialidades. E, simultaneamente, serão consideradas também as "descontinuidades", ou seja, as mudanças absorvidas pelos atores sociais dos grupos. Esse estudo será mediado pela compreensão dos códigos culturais, esses são um sistema de símbolos representados por categorias separadas, mas que conjuntamente permitem a interpretação da cultura no espaço. Também permitem entender a transmissão das características culturais entre as gerações. Sucintamente, com os códigos culturais é possível compreender a materialidade e imaterialidade da cultura manifestada na paisagem. 

 

 

 

PROJETOS DE EXTENSÃO EM ANDAMENTO

 

 

Observatório da Problemática da Seca e do Covid-19 na Agricultura Familiar da Região Sul do Rio Grande do Sul (2020 - atual)

 

Responsável: Dra. Juliana Cristina Franz << 

Descrição: Diante do contexto atual relacionado à seca e à Covid-19, os professores do Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e convidados, propuseram a realização de um diagnóstico da situação dos agricultores familiares e das atividades agropecuárias na região Sul do Rio Grande do Sul, especialmente no que diz respeito aos seguintes aspectos: saúde, produção, comercialização, articulações e preocupações futuras. O objetivo, diante da atual conjuntura, é analisar o cenário e propor alternativas para o enfrentamento da crise pelos agricultores familiares da região.

 

 

Metodologias participativas e inovações na agricultura familiar (2019 - atual)

 

Responsável: Dra. Carmem Rejane Pacheco Porto << 

Descrição: O projeto de extensão Metodologias participativas e inovações na agricultura familiar, objetiva à aplicação de métodos participativos na extensão rural, junto as comunidades rurais, priorizando a abordagem territorial, que ocorrerá em municípios pertencentes ao Território Zona Sul do Estado - RS. Esse trabalho está sendo realizado na disciplina de metodologias participativas, que é ofertada no 7º semestre do curso de Agroecologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - campus São Lourenço do Sul, nos anos de 2017 e 2018. No decorrer da disciplina ministrada no primeiro semestre de 2017 e de 2018, os estudantes orientados pelas professoras iniciam uma proposta metodológica de aplicação do Diagnóstico Rural Participativo em uma comunidade tradicional da região e fazem um prognóstico com previsão de ações inovadoras a serem desenvolvidas. A proposta de pesquisa se enquadra no âmbito das Ciências Humanas, mais especificamente em Geografia Agrária. A pesquisa terá fluxo continuo e será iniciada em março de 2019, o seu desenvolvimento será composto de coleta de dados em fontes secundárias ocorrerá nos sites das instituições, e na sequência serão contatados os profissionais responsáveis nas instituições e o acesso aos dados será buscado através de visitas, sítios eletrônicos, entrevistas, documentos, entre outros. A consulta em fontes primárias será realizada com os agricultores e suas famílias e o instrumento utilizado será o questionário, denominado questionário misto, com uma combinação de questões abertas e fechadas; sistematização das informações e análise dos resultados. Os resultados serão analisados e apresentados no diagnóstico. Para o desenvolvimento desse projeto de extensão, a comunidade escolhida para compor esta atividade foi o Quilombo Coxilha Negra, situado no Distrito de Boa Vista, 6º distrito do município de São Lourenço do Sul. 

 

 

Centro de agroecologia (2015 - atual)

 

Responsável: Dra. Jussara Mantelli << 

Descrição: No Centro de Agroecologia na FURG, se concretizam os resultados de pesquisas e utilização de técnicas agroecológicas. Através de minicursos e oficinas, divulga-se a importância da alimentação saudável, respeitando o meio ambiente em todas as fases do processo produtivo e socializando o trabalho e o conhecimento.